domingo, 13 de novembro de 2016

Como os Povos Primitivos Contavam.

Sistemas de Contagem dos Povos Primitivos

Com passar do tempo e com o desenvolvimento de algumas atividades, como a criação de animais, formação de tribos, desenvolvimento da agricultura, o homem sentiu a necessidade de criar um sistema de contagem para facilitar o controle, surgindo assim várias maneiras, utilizando objetos do dia a dia, 
como: marcas em ossos, em madeiras, marcas no barro, nós em cordas, utilizavam pedras, contagem nos dedos e outros. O homem fazia relações entre o objeto e a quantidade.

Por exemplo, um pastor de ovelhas podia controlar a quantidade das ovelhas do seu rebanho estabelecendo uma relação entre pedrinha e ovelha.
 Pela manhã o pastor contava as ovelhas fazendo a seguinte relação: para cada ovelha uma pedrinha na sacolinha, e ao final do dia quando as ovelhas retornavam, fazia o inverso, para cada ovelha retirava uma pedrinha, assim se sobrasse pedrinhas era sinal de que estava faltando ovelhas, e se houvesse ovelhas a mais era sinal de que havia ovelhas que não pertencia aquele rebanho. Essa necessidade de controlar a quantidade de ovelhas no rebanho é uma das várias situações que fez com que surgisse esse sistema de contagem. 


Curiosidade:

A palavra cálculo chegou à língua portuguesa através do latim calculus, que originalmente era o nome de um conjunto de pedrinhas que eram usadas para fazer contas e, posteriormente, para ensinar as crianças a contar. Calculus deu origem também à palavra 'cálculo'. - Dicionário Etimológico.

sábado, 12 de novembro de 2016

Curiosidade

Número e numeral são a mesma coisa?

O primeiro contato perceptível com a matemática  é quando  aprendemos a contar, e desde pequenos escutamos e aprendemos que 1234... São números e que estão presentes no nosso dia a dia. O que não sabemos é que na verdade por questão usual chamamos os numerais de números. 


Vocês devem está se perguntando " Mas se os números são os numerais, o que são os números afinal?" 
Vou explicar melhor.

O Número  é na verdade uma ideia. Quando falamos "3" surge em nossa cabeça a noção expressa por essa quantidade. 

Quando utilizamos símbolos para expressar essa ideia "3 cenouras" passamos a ter um numeral. 



Logo os conhecidos números são na verdade os numerais.